10 de março de 2009

Bolo de cenoura com cobertura "durinha" de chocolate

Já faz um tempo que meu marido me pede este bolo de cenoura com cobertura "durinha"... Hoje fiz e ficou uma delicia! Minha receita é um pouco diferente das tradicionais receitas em que todos ingredientes sao batidos juntos no liquidificador. Seguindo a orientacao da minha mestre cuca- minha mae- eu bato as claras em neve separado. Pra falar bem a verdade, faz toda diferenca no bolo. Outro ponto importante para o sucesso deste smples bolo de cenoura é o ponto da calda de chocolate. Nossa! quanto tempo levei para acerta-lo! Até o dia em que minha amiga Simone me deu a dica certa: fazer o teste da calda. Ai vai a receita e a dica dela, aproveitem!


Para o bolo:
4 ovos
2 cenouras
2 xic. de acucar
2 xic. de farinha
1 xic. de óleo
1 col. sopa de fermento

Para a calda:
1 xic. de leite
2 xic. acúcar
1/2 xi. de chocolate em pó
1 colher de sopa de manteiga

Bata no liquidificador todos ingredientes, exceto as claras, farinha e fermento. Bater as claras separadas. Misturar os ingredientes secos na mistura de cenoura e mexer com um fuet. Acrescentar as claras e despejar numa forma untada. Para a cobertura: misture todos ingredientes numa panela e leve ao fogo para "apurar". O tempo é de mais ou menos 15 minutos. Mas a dica "quente" é fazer teste da calda no bolo já pronto. Quando o bolo já estiver assado, coloque um pouco da calda em cima e espere uns minutos para ver se ela endurece. Se ficar durinha, a calda está pronta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário